Cada vez mais, mulheres procuram clube de tiro. Esta busca crescente do número de mulheres ao contrário do que muitos pensam, não é apenas por causa da violência que isso acontece. Com empoderamento feminino, cada vez mais e mais mulheres resolvem fazer aquilo que amam sem se preocupar com que os outros vão pensar! Aulas de tiro e a compra de revólveres e pistolas despertam cada vez mais o interesse de mulheres. Mas para isto é necessário treinamento especializado e autocontrole, além de cumprir todos os requisitos legais para quem deseja ter uma arma, são indispensáveis. Vamos conhecer a a Bióloga Moriana Oliveira, que demonstra sua paixão, relata que depois que começou a manusear armas de fogo passou a ter mais auto confiança , e um maior controle emocional em vários aspectos da vida.

Uma mulher atiradora fala um pouco sobre essa paixão

Como citei acima é uma paixão que vem desde pequena. Sou completamente apaixonada pelo estilo de vida, pelos treinamentos e pela evolução pessoal que a prática do tiro proporciona. Tanto que esse ano pretendo virar IAT (instrutora de armamentos e tiro) pela academia de tiro ao qual sou filiada, Ironside Academy em Natal RN, e pretendo atuar na área de CPO (Close Protection Operative) que é operador de segurança treinado para atuar na proteção de pessoas em áreas de baixo e médio risco,geralmente ambientes urbanos e PMC ( Private Military Contractor) treinado para atuar em áreas de alto risco sendo um trabalho mais empregado em países com zonas de conflitos iminentes. Duas vezes ao ano são cursos ministrados pelo Keyson Lima , chefe da Ironside Academy e instrutor e representante da Tacflow Academy na América do Sul.

MULHERES MAIS SEGURAS!

É INEGÁVEL QUE A PROCURA POR UM CLUBE DE TIRO POR UMA MULHER É TAMBÉM COM O OBJETIVO DE SE PROTEGER, UMA VEZ QUE OS NÚMEROS DE FEMINICÍDIOS ASSUSTAM E A VIOLÊNCIA URBANA É UMA PREOCUPAÇÃO REAL E IMEDIATA.

AS MULHERES QUEREM APRENDER A MANUSEAR UMA ARMA COM SEGURANÇA E CONFIANÇA E ASSIM MANTER A SI E A SUA FAMÍLIA PROTEGIDA!

ONTUDO, EXISTEM AQUELAS APAIXONADAS PELA ARTE DO TIRO E SÃO ELAS QUE ESTÃO CADA VEZ MAIS ASSUMINDO O CONTROLE DE SUAS VIDAS E RESOLVENDO REALIZAR SEUS SONHOS! ASSIM É COM A BIÓLOGA MORIANA OLIVEIRA, PÓS GRADUANDA EM POLÍTICAS E GESTÃO EM SEGURANÇA PÚBLICA, ELA É APAIXONADA PELO CURSO DE AULAS DE TIRO, RESSALTA QUE AS AULAS DE TIRO TEM MUITO A AGREGAR PARA A MULHERADA. UMA FORMA DE SE EMPONDERAR, DE TER AUTO CONFIANÇA, DE DESCOBRIR NOVAS HABILIDADES, DE TESTAR AUTO CONTROLE .

DIGA ALGUNS HÁBITOS QUE SÃO BONS PARA SEU CORPO E MENTE

ATIRAR, FAZER EXERCÍCIOS FÍSICOS QUE PODEM SER ENCAIXADOS NO TREINAMENTO DE TIRO, JIU JITSU QUE É UMA MODALIDADE QUE REQUER PREPARO FÍSICO E INTELIGÊNCIA PARA SABER AGIR SOBRE PRESSÃO ASSIM COMO O TIRO, MUSCULAÇÃO, LEITURA, ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL, E BOAS NOITES DE SONO.

VOCÊ JÁ SOFREU ALGUM PRECONCEITO

SIM , AS PESSOAS QUE ESTÃO FORA DESSE MUNDO AINDA TEM UM POUCO DE PRECONCEITO! A CULTURA ARMAMENTISTA AINDA ESTÁ ENGATINHANDO NO NOSSO PAÍS . E NÃO É COMUM, COMO VEMOS NOS EUA MULHERES ARMADAS E PRATICANDO LIVREMENTE O ESPORTE E COM TOTAL ACESSO A ARMAMENTO E EQUIPAMENTOS DE PONTA. ENTÃO AS VEZES SOFRO PELO FATO DE MUITAS PESSOAS ACHAREM ESTRANHO APENAS O FATO DE GOSTAR MUITO E QUERER SEGUIR ESSE ESTILO DE VIDA, OU ACHAR QUE VOU ME TORNAR MASCULINIZADA .

TUA PROFISSÃO COMO BIÓLOGA E PÓS GRADUANDA EM GESTÃO EM SEGURANÇA PÚBLICA.AS AULAS DE TIRO SÃO IMPORTANTES PARA O DESEMPENHO DE SUA PROFISSÃO.?

NA ÁREA DE BIOLOGIA SE HOUVER A NECESSIDADE DE ATUAR EM ÁREA DE RISCO ANIMAL , SIM A PRÁTICA DO TIRO EM SI É DE EXTREMA IMPORTÂNCIA PARA A SOBREVIVÊNCIA . JÁ NA ÁREA DE GESTÃO EM SEGURANÇA PÚBLICA ENTENDER SOBRE AS ARMAS COMO UM INSTRUMENTO DE SEGURANÇA PÚBLICA OU DE DELITO, SOBRE A LEGISLAÇÃO QUE AINDA É ALTAMENTE FLUTUANTE COM RELAÇÃO A LIBERAÇÃO OU NÃO DO PORTE DE ARMA ,SOBRE PSICOLOGIA DA SEGURANÇA, CRIMINOLOGIA, ESTUDO DOS CONFLITOS E DA VIOLÊNCIA ENTRE OUTROS ASSUNTOS ONDE UM DOS PRINCIPAIS COADJUVANTES SÃO AS ARMAS DE FOGO.É DE GRANDE VALOR A SE AGREGAR O CONHECIMENTO TÉCNICO DAS ARMAS,COMO TAMBÉM O PSICOLÓGICO E ESTRATÉGICO, ADQUIRIDO NOS TREINAMENTOS DE TIRO.

Quais armas você gosta de praticar

De pistola gosto muito de atirar de Glock , quase todos os meus treinos são com elas , geralmente G25 calibre 380 , e G22 calibre .40 . De armas longas geralmente o rifle Colt M4 calibre 22, e a carabina Tauros CTT 40 também no mesmo calibre. Porém para treinamento com fuzil,que são meus favoritos, estamos aguardando as novas portarias do Exército Brasileiro para oficializar a compra do calibre 556. na Ironside Academy.

Passei a desenvolver habilidades analíticas e levar isso para o meu dia dia , como a questão de pensar em soluções corretas em momentos que exijam atitudes rápidas. O esporte também trabalha muito com o convívio entre pessoas de diversos perfis isso me ajudou muito na melhoria do espirito de equipe e na capacidade de lhe dar e analisar cada tipo de pessoa. Alem de tudo isso , uma das melhores partes é poder liberar endorfina e sair feliz de um dia de treino.E extremamente prazeroso e uma forma de liberar o stress do dia dia!

O tiro requer precisão e velocidade em atirar, depois que você começou a praticar o que mudou em ti de forma geral?

 Depois que comecei a manusear armas de fogo passei a ter mais auto confiança , e um maior controle emocional em vários aspectos da vida. Através da prática do tiro e dos diversos exercícios e treinamentos temos um maior conhecimento pessoal e desenvolvemos habilidades como agir em situações extremas .

Como faz para manter o corpo tão em forma:

Eu fui atleta de alta performance. Fui fisiculturista e ganhei títulos de campeã no campeonato Paulista, copa Exponutrition, campeonato brasileiro e fui campeã do Arnold Classic em sua primeira edição no Brasil , todos na minha categoria que era Miss Bikini. Então desde essa época aprendi a cuidar do corpo tanto na alimentação como nos treinos. Hoje além de musculação todos os dias pratico Jiu Jitsu , tem 1 ano e meio e Crossfit que estou retomando agora !

Quando começou a se atrair por atirar com armas de fogo

Desde pequena gostava de arma e de brincadeiras de “menino” . Meu pai sempre andou armado e tinha armas em casa , espingarda e pistola. Então desde pequena eu gosto, porém ha três anos que comecei a ter um contato maior e tomei a iniciativa por conta própria de fazer meu primeiro curso!

ue mensagem deixa para as mulheres sobre as aulas de tiro

A aulas de tiro tem muito a agregar para a mulherada. Uma forma de se emponderar, de ter auto confiança, de descobrir novas habilidades, de testar auto controle . É algo que toda mulher deve não só ter a oportunidade de conhecer como deve praticar e se manter treinada. Sabemos que a mulher é fisicamente inferior ao homem e vem sofrendo muito com o feminicídio.

Uma medida protetiva no bolso não traz segurança nenhuma a mulher. E quanto mais preparada não só fisicamente, com um treinamento de defesa pessoal, como psicologicamente , algo que você já consegue aprimorar na prática do tiro. Além de claro, se houver necessidade de portar uma arma de fogo, saber e ser treinada para situações reais de perigo, não só de como usar, mas também de como proteger sua arma de fogo. Mas lembrando que esse treinamento deve ser constante, pois uma arma na mão de uma pessoa destreinada é mesmo que suicídio.

Uma mulher determinada é :

Para mim uma mulher determinada é aquela que traça seu objetivo e alcança  com uso de suas forças e sem esperar nada de ninguém .Uma mulher que mete a cara e vai a luta sem que nada te pare como um tanque de guerra !

Como você define sua personalidade

Parte dela foi respondida acima ! Rs sou extremamente determinada, quando quero algo não importa eu vou atrás até cumprir a missão! Sou completamente sem frescuras porém mantenho minha feminilidade e a vaidade feminina no ponto certo. Sou extremamente competitiva , e gosto sempre de treinar para dar o meu melhor em tudo que faço.

Qual tua maior inspiração na vida

Minha maior inspiração exemplo de inteligencia e sabedoria é Jesus! Também me inspiro nas histórias dos guerreiros e guerreiras nórdicas que se destacavam pelo seu forte treinamento para ataques e principalmente pelos relatos históricos sobre a participação das mulheres lutando em pé de igualdade com os homens .

A paixão pelo clube de tiro para as mulheres, muitas vezes é passada através das gerações familiares, quando pais e filhas praticavam juntos o tiro esportivo!

Segundo uma pesquisas realizadas nos últimos 5 anos houve um crescimento considerável entre as mulheres que frequentam o clube de tiro.

Isso se deve ao reposicionamento das mulheres na sociedade e em como elas estão cada vez mais seguras e dispostas a colocar em prática Hobbies e habilidades que muitas trazem desde criança no coração.

Sobre beleza feminina uma frase

A mulher deve ser forte e certeira como um tiro de fuzil , sem perder a leveza e beleza da essência feminina. Sou dessas rss

É de grande importância um treinamento psicológico para situações extremas . As adversidades inerentes ao combate real são imprevisíveis e exigem do combatente uma capacidade rápida de adaptação . Um planejamento é sim necessário , porém quanto mais variáveis você consegue prever, mais fácil fica o seu combate . 

Temos 5 fundamentos básicos no tiro ! É de extrema importância que cada fundamento esteja bem treinado pois as diversas técnicas onde se envolve velocidade e precisão partem deles ! Os treinos a seco colaboram muito para o aperfeiçoamento dessas também ! 

Instagram : @mori_oliveira1  @ironside.academy  @keysonlima

Fonte:
https://saojoaquimonline.com.br/destaque/2019/08/19/dellarosa-mulheres-se-destacam-em-aulas-de-tiro-conheca-a-moriana-oliveira/